•     

Processo Produtivo- Fabricação Rolhas Naturais/Discos

Receção /Estabilização cortiça

      

A cortiça deve ser armazenada em pilhas construídas de forma rectangular ou a granel, mas sempre colocada de modo a facilitar a circulação do ar entre elas. Após o descortiçamento, a cortiça deverá estabilizar pelo menos 6 meses, antes de serem submetidas à cozedura para estabilização da matéria-prima.

Preparação da Cortiça

Imersão total das pranchas de cortiça em água a 100ºC para limpar a cortiça, extrair as substâncias hidro-solúveis, aumentar a espessura e a elasticidade, e amaciar as pranchas.

Segue-se um período de estabilização após cozedura para aplanar as pranchas e deixar a cortiça repousar o suficiente para que ela adquira uma consistência e um teor de humidade homogéneos, que permitam o traçamento.

Traçamento e Escolhas das Pranchas

Classificação da cortiça destinada à indústria rolheira; separação de toda a cortiça com defeitos e imprópria para ser utilizada na fabricação de rolhas/discos.

São constituídos lotes de pranchas de cortiça definidos por espessuras e por qualidades (aspecto visual).

Rabaneação

   

Operação de corte das pranchas de cortiça preparada em várias secções transversais para a fabricação de rolhas/discos.

Brocagem

Corte da cortiça com uma broca para obter uma rolha/disco sem deformação nos limites dimensionais prescritos.

Secagem

Operação de redução do teor da humidade, por tratamento térmico, das rolhas/discos semi-manufacturados de forma a assegurar a humidade adequada para manter a estabilidade dimensional das rolhas/discos.

 

Processo Produtivo- Fabricação De Rolhas Técnicas

Trituração/Granulação

      

Operação que consiste na fragmentação da cortiça de trituração para obter grânulos de cortiça em função da dimensão do granulado. Os granulados obtidos são depois separados de acordo com a sua massa volúmica.  

Desinfecção do Granulado

Processo que consiste em limpar/extrair eventuais compostos voláteis para melhorar a neutralidade organoléptica do granulado de cortiça.

Aglomeração

   

   

Aglutinação do granulado de cortiça, normalmente por polimerização a quente, com aglutinantes e aditivos para formar rolhas de cortiça aglomerada.

Colagem dos Discos

Colagem de discos de cortiça natural num corpo de cortiça aglomerada.

 

Processo Produtivo- Actividades de Acabamentos

Rectificação Dimensional

      

Operações mecânicas de polimento para garantir as especificações dimensionais das rolhas/discos.

Escolha Electrónica/Escolha Manual

      

Operação que consiste em separar as rolhas/discos num determinado número de classes visuais e em segregar as rolhas/discos com defeitos de acordo com amostra referência interna ou padrão qualidade do cliente.

Desinfecção/Secagem

Conjunto de operações destinadas a assegurar a limpeza, o despoeiramento e a desinfecção das rolhas. Imersão das rolhas numa solução de peróxido de hidrogénio que pode ter diferentes concentrações conferindo uma coloração natural da cortiça ou o branqueamento das rolhas.

Após a desinfecção segue-se a secagem final que consiste em reduzir, por tratamento térmico, o teor de humidade das rolhas para assegurar um bom comportamento mecânico e uma boa estabilidade microbiana.

   

Colmatagem/ Revestimento de Superfície

A colmatagem consiste em obturar as lenticelas das rolhas de cortiça lavadas com uma mistura constituída unicamente de pó proveniente da rectificação de rolhas ou discos de cortiça, e de cola com o objectivo de melhorar a apresentação das rolhas de cortiça natural e obter uma melhor vedação do arrolhamento.  

O revestimento de superfície consiste em revestir a superfície da rolha com uma camada pigmentada para uniformizar a cor da superfície e melhorar a vedação do arrolhamento.

Marcação/Tratamento de superfície

   

    

A marcação consiste na impressão na superfície das rolhas de um texto ou logótipo assim como a contramarca e código do fornecedor. Desta forma pode-se personalizar as rolhas e assegurar a sua rastreabilidade.

O tratamento de superfície consiste em depositar na superfície da rolha uma película de parafina e/ou silicone para lubrificar a superfície da rolha, facilitar a sua introdução no gargalo da garrafa e a sua subsequente extracção, e melhorar a vedação.