•     

Artigos

A Cortiça – Produto Natural, 100% Ecológico, Sustentável

A cortiça é o nome dado à casa do sobreiro (Quercus Suber L.), uma árvore que se encontra essencialmente no mediterrâneo ocidental, constituindo povoamentos denominados Montados.

O Montado é uma paisagem fortemente implantada em Portugal, representado cerca de 21% da área florestal nacional e mais de 50% da produção mundial de cortiça.

Entre as várias características únicas que o distinguem das restantes árvores da sua espécie, sobressai a faculdade de regenerar naturalmente a sua casa.

O acto de extrair a cortiça do sobreiro é uma operação muito delicada que obedece a normas legais de época, periodicidade, intensidade e modalidade.

O descortiçamento é realizado apenas por profissionais experientes, em intervalos mínimos de 9 anos, e não provoca qualquer dano na árvore. O sobreiro não é cortado nem danificado para se poder extrair a cortiça. 

A cortiça é um material 100% natural, reutilizável e reciclável. Os sobreiros possuem características únicas que permitem uma notável fixação de CO2. Estima-se que a floresta de sobreiros fixa até 14 milhões de toneladas de CO2 por ano. 

Porque não há futuro sem pessoas, a indústria da cortiça é um verdadeiro pilar social, ambiental e económico para milhões de habitantes da bacia mediterrânica ocidental. Graças ao Montado a aos produtos de cortiça é possível garantir a sustentabilidade e consequentemente a preservação das espécies da fauna e flora que aí habitam, bem como o garante das populações locais.