Sendo a sustentabilidade ambiental um dos maiores focos do setor corticeiro, na SACORK cooperamos com todo o ramo corticeiro na manutenção de práticas rolheiras amigas do ambiente. Assim, garantimos a sustentabilidade não só do processo produtivo, como também do meio ambiente.
O setor corticeiro desempenha um papel fundamental na luta contra o aquecimento global, absorvendo mais de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Adicionando valor tanto aos proprietários de herdades, onde se localiza o montado, como a produtores industriais, a cortiça oferece o incentivo económico que ajuda a garantir a sustentabilidade do montado, contribuíndo assim para uma relação equilibrada com a natureza na manutenção de ecossistemas que se relacionam de perto com o setor corticeiro.
+43% das exportações de cortiça
são rolhas de cortiça natural
14.000.000 toneladas de CO2
sequestradas anualmente pelo montado
760 mil hectares de área florestal
compostos por sobreiros em Portugal
Cada sobreiro dura até
200 anos
+49% produção mundial
de cortiça é portuguesa
O reaproveitamento é o primeiro passo. A SACORK é uma empresa que produz 0% de desperdício, já que a totalidade da matéria-prima é utilizada. Desde a produção de rolhas até ao reaproveitamento dos excedentes para valorização energética nos diversos processos industriais, a SACORK contribui para o bem-estar do meio ambiente.
A certificação FSC® assegura a origem dos produtos como sendo de florestas com gestão florestal responsável, oferecendo assim benefícios ambientais, sociais e económicos. Os princípios e critérios estabelecidos pelo Forest Stewardship Council® definem as melhores práticas de gestão florestal.
"Cada um de nós é responsável por cuidar da nossa floresta."
Cortiça, um produto seguro e certificado